sábado, 14 de maio de 2016

VOCÊ PODE COMBINAR VINHO COM CHOCOLATE?


Vinho é romântico, e chocolate é romântico , mas é romântico desfrutar essas duas coisas juntas? O vinho vai com chocolate? Que tipo de vinho? Pedimos algumas combinações sobre os prós e  os contras do vinho com chocolate.


Experimente um lugar tranquilo, de preferência uma boa companhia com um bom papo, algumas garrafas de um bom vinho tinto e chocolate meio amargo, ao leite ou aquele seu preferido, tem que ser escuro o branco não funciona, dê uma mordida no chocolate e saboreie o vinho calmamente. É fantástico! Bom, essa é a minha opinião pessoal nada especialista, então resolvi procurar o que alguns renomados Sommelier tem a dizer sobre o assunto. Parece que a maioria concorda comigo...rs
Acabei encontrando uma matéria sobre o assunto, confira!


"Vinho e chocolate podem ir juntos,  evite combinar um vinho tinto seco (como Cabernet Sauvignon ou Pinot Noir) com chocolate, e sim olhar para alguns grandes vinhos de sobremesa, como Porto e Vintage Madeira de Portugal, ou versões mais doces de sherry da Espanha. Estes vinhos trazem uma doçura natural, equilibrada pela acidez fresca, para ajudar a manter-se com a doçura do chocolate que você está gostando, ao mesmo tempo, limpando o seu paladar então você está pronto para a próxima mordida! "- Thomas Pastuszak (NoMad).


"Geralmente eu gosto de combinar  o peso da sobremesa de chocolate com o peso do vinho. Banyuls do sul da França é definitivamente um emparelhamento clássico que funciona bem com as mais ricas ou mais cremosas sobremesas de chocolate. Maury, um vinho estilo semelhante, é geralmente menos caro do que Banyuls e funciona bem com chocolate, bem como, uma sobremesa de chocolate com frutas. também é bom tê-lo com queijo ou como aperitivo. Com chocolate ou sobremesas de chocolate eu gosto de um Brachetto d'Acqui, um vinho vermelho brilhante espumante de Piedmont, geralmente com luz cítricas flor e notas de frutas. Champagne,  sec demi ou Champagne doux,  não combina bem com algumas sobremesas de chocolate. Isso pode ser um emparelhamento mais complicado, mas eu estou sempre à procura de uma desculpa para abrir uma Champagne. "- Christopher Sky Westmoreland (Levant).



"Eu gosto de pares italianos mais excêntricos como Barolo Chinato para o chocolate meio amargo e Brachetto d'Acqui para um chocolate de sabor mais leve. Cocchi faz ambos, e ambos são espetacular "- Steven Grubbs (Empire State do Sul e 5 e 10).



"Vinho e chocolate pode ser um desafio. O chocolate é doce e tânico, pode ser avassalador e pode arruinar um bom vinho. Mas o chocolate não tem que ser apenas para a sobremesa! E sobre incluindo o chocolate no prato principal? Cacau em pó como um componente principal de tempero para costelas ou um bife ou usando chocolate para um molho saboroso. Então você pode emparelhá-lo com um rico Dry Creek Zinfandel ou um apimentado Barossa Valley Shiraz isso certamente irá manter as coisas sexy para Dia dos Namorados "  - Savanna Ray ( Wildwood ).


" Um vinho tinto semi- doce e / ou fortificado pode fazer um bom par com chocolate , enquanto eu tive algum sucesso com Banyuls , Recioto e Madeira vintage, eu acho que um amaro , como Chinato ou um Fernet é a melhor escolha . Chocolate é um desafio emparelhamento real" - Jeremy Quinn ( Webster Wine Bar , The Bluebird , Telegraph).


"Vinho com chocolate? Eu costumo achar que vinho espumante não funciona em tudo. O chocolate é tão forte. PX é rico e cheio de energia suficiente para complementar e a combinação do álcool bruto com rum quase derrete o chocolate na boca. o chocolate branco e Vinho de gelo (ou icewine; alemão Eiswein) é outro grande emparelhamento. Há também alguns domésticos vinhos de sobremesa vermelhos como zinfandel colheita tardia e muscat preto que são deliciosos acompanhamentos . " -Jamie Kaloustian ( Dovetail ).


" Há chocolate e vinho emparelhamentos que trabalham ? Sim ! Isso depende do contexto e do chocolate. Para a sobremesa , eu descobri que Klein Constantia do " Vin de Constance " é brilhante com quase qualquer sobremesa de chocolate . Seus tons caramelo e amêndoa torrada undertones trabalhar com tudo, desde praças de alta qualidade chocolate escuro para o chocolate de leite cremoso. do ponto de vista saboroso, um dos melhores emparelhamentos que já tive foi um 2009 Roccolo Grassi Valpolicella Superiore com rigatoni , pato assado e raspas de chocolate amargo . Ainda sonho com esse emparelhamento . Anos atrás, em um evento Aspen Food & Wine , Ray Isle acolheu um seminário de emparelhamento. o último destaque um refogado ravioli de pato e de chocolate emparelhado com espumante Shiraz . por mais estranho que pareça, o emparelhamento foi surpreendentemente bom. " -Jordan Salcito ( Momofuku ).


" O chocolate ao leite pode emparelhar-se bem com mais leves vermelhos, frutados e álcool inferior ou um porto tawny . O chocolate escuro normalmente precisa de  um mais ousado, mais densos e mais encorpados ou um porto vintage. Eu tinha uma grande sobremesa na Espanha que era simplesmente um pão de azeite coberto com ganache de chocolate quente e pimenta preta jamaicana com uma garrafa fantástica de Tinta de Toro ( Tempranillo ) da Bodegas Numanthia . "- Mark Thomas ( Wynn Las Vegas ).

Pessoal, depois desse post deu até água na boca...TimTim e até a próxima!

Fonte: Serious EATS