terça-feira, 3 de maio de 2016

O LIVRO DO DESASSOSSEGO E A POESIA DE FERNANDO PESSOA


Publicado postumamente, em 1982, o "Livro do Desassossego" é a principal obra da prosa ficcional de Fernando Pessoa (1888-1935), o célebre poeta dos heterônimos. Pessoa trabalhou na composição do livro boa parte de sua vida, como se ele fosse uma espécie de diário íntimo no qual ia registrando notas e reflexões, sobretudo de caráter estético e filosófico, com toda a inquietação e a complexidade de seu gênio criador.
Embora não tenha assinado nenhum dos textos do "Livro do Desassossego" com o nome de um autor fictício, Pessoa, em seus últimos anos, cogitou atribuir a autoria da obra ao seu “semi-heterônimo” Bernardo Soares, um modesto “ajudante de guarda-livros” em Lisboa, dono de imensa sensibilidade e inteligência. Porém, Pessoa não chegou a concluir o livro, que permaneceu como um conjunto de textos autônomos, muito variados em seus temas e em seu estilo, e que podem ser arranjados e lidos em mais de uma ordem.
Assim que publicado, o "Livro do Desassossego" foi reconhecido como uma das maiores criações de Pessoa. Tão grande foi o seu impacto que hoje muitos leitores se iniciam na obra de Pessoa não só pela sua magnífica poesia, mas também pela prosa encantadora do Livro, traduzida em muitos idiomas. O Livro nos permite uma visão mais profunda do gênio criador de Pessoa e nos faz reconhecê-lo, também, como grande prosador e autor de uma das obras mais emblemáticas da cultura de nosso tempo.
Este curso apresenta o "Livro do Desassossego" como um todo e faz a leitura atenta de textos selecionados, destacando os vínculos profundos que unem a prosa de Bernardo Soares à poesia de Fernando Pessoa e de seus principais heterônimos – Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. O Livro é lido como “obra em construção” e como documento único para vislumbrar o laboratório criativo e o repositório de grandes criações de Pessoa. O curso faz também uma introdução ao Filme do Desassossego, do diretor João Botelho, que recebeu o prêmio “Autores” em Portugal em 2011, nas categorias “Melhor Filme” e “Melhor Ator”.

Docente
Rogério Hafez é professor de cursos livres, ensaísta, tradutor, consultor editorial e autor de obras didáticas de literatura portuguesa e brasileira. Foi professor de Grego Clássico no Instituto de Estudos da Linguagem, da Unicamp. Formou-se em Letras pela USP (Português e Grego) e fez estudos de pós-graduação em Literatura Grega pela USP e pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, de Paris. Suas publicações incluem os didáticos Fernando Pessoa: Mensagem e Fernando Pessoa: Álvaro de Campos, além de ensaios sobre teoria literária e filosofia na Revista USP, diversos artigos sobre literatura na Folha de S. Paulo e traduções do grego, do inglês e do francês.


3 a 24 de maio de 2016, terças-feiras, 14h a 16h
Alameda Lorena, 355 - Jardim Paulista, São Paulo, SP
Tel (11) 3266-6188 | 3050-6188 / Fax (11) 3287-8941
contatocef@palasathena.org.br