quarta-feira, 20 de abril de 2016

PASSEIOS QUE CABEM NO SEU BOLSO EM SÃO PAULO

Aproveite o feriado do dia 21/04/2016 para passear em São Paulo, tem passeio para todos os gostos e bolsos, não esqueça de voltar e contar como foi seu passeio. Até mais!

MÚSICA - MÓVEIS COLONIAIS DE ACAJU

A banda brasiliense Móveis Coloniais de Acaju faz show gratuito com o repertório de seu terceiro disco, De Lá Até Aqui, na quinta-feira, dia 21 de abril de 2016, na praça do SESC Bom Retiro.
Formada por André Gonzales (voz), Fernando Jatobá (guitarra), Beto Mejía (flauta), Eduardo Borém (gaita, escaleta e teclados), Esdras Nogueira (sax barítono), Fabio Pedroza (contrabaixo), Anderson Nigro (bateria) e Paulo Rogério (sax tenor), a banda mostra canções que combinam indie rock, brasilidades, soul, funk, Elvis, Motown, Beatles e Raimundos.

******************

EXPOSIÇÃO " VILA DO CHAVES"

Memorial da América Latina reúne mais de 60 caricaturas do personagem vivido por Roberto Bolaños e recria Vila do Chaves.
O Memorial da América Latina, em sintonia com os parceiros do SBT e da Televisa, vai prorrogar até 30 de abril a exposição Vila do Chaves. Inicialmente, a visitação terminaria no final de março, mas devido ao sucesso registrado na venda de ingressos, e para atender aos pedidos dos fãs do seriado mexicano, a organização decidiu ampliar o período de exposição.
A mostra também vai reunir mais de 60 caricaturas, feitas por diversos artistas, com os personagens criados pelo ator mexicano. Quem quiser ver apenas as caricaturas não paga nada por isso.
Imperdível, né? Para garantir seus ingressos, basta comparecer à bilheteria oficial do Memorial ou comprar pelo site Ingresso Rápido. Idosos, estudantes, crianças de até 6 anos, pessoas com deficiência terão direito à meia-entrada.

**************
JOÃO TURIN, ESCULTOR



Cerca de 100 peças estarão na Pinacoteca. Entre elas as que marcam sua trajetória, observando a influência recebida durante o período em que foi pensionista do Paraná, na Bélgica e na França. Destaque para a escultura de Tiradentes, realizada ainda na Europa que, no entanto, representa o famoso herói mineiro.  Assim como as esculturas que definiram suas criações mais “brasileiras”, como as animalistas, caso da obra ‘Luar do Sertão’, que representa uma onça quase em dimensões reais.

A temática indígena, fortemente presente na obra do escultor, também estará representada. Entre as esculturas está o ‘Índio Guairacá’, com 1,23m de altura, empunhando seu arco e flecha ao lado de um lobo-guará. A mostra também trará uma Pietá, feita em 1917, para a Igreja de Saint Martin, em Condé-sur-Noireau, na Normandia, França. Mesmo depois da região ter sido severamente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial e a Igreja seriamente danificada, a escultura permaneceu intacta.

“A circunstância de a exposição ter lugar na Pinacoteca do Estado, reconhecidamente um dos mais prestigiosos museus do país, desde logo evidencia a importância da obra de Turin e contribuirá para consolidá-lo como um dos mais originais escultores brasileiros do seu tempo”, disse o curador.

Integra ainda a exposição um exemplar do livro biográfico. Escrito por Teixeira Leite, o livro foi o vencedor do prêmio Sérgio Milliet na categoria melhor pesquisa publicada de 2014, premiação concedida pela ABCA. O livro estará à venda na loja da Pinacoteca, assim como outros produtos inspirados nas obras do artista.
A mostra permanece em cartaz até 06 de junho de 2016 no 1º andar da Pinacoteca – Praça da Luz, 02. A visitação é aberta de quarta a segunda-feira, das 10 às 17h30 – com permanência até às 18h – e o ingresso custa R$6 (inteira) e R$ 3 (meia). Crianças com menos de 10 e adultos com mais de 60 anos não pagam. Aos sábados a entrada é gratuita para todos os visitantes.

***************
DRIVE-IN KIDS


O “Drive-in Kids”, como é conhecido o projeto, promoverá sessões gratuitas de cerca de 20 minutos de diversas animações, num espaço com capacidade para 80 crianças e um cantinho para os pais. Durante o evento, os pequenos poderão personalizar seus veículos e conhecer a série “A Guarda do Leão”, que estreia em maio na TV por assinatura e mostra as aventuras de Kion, filho de Simba e Nala (de “O Rei Leão”).
A participação no drive-in é gratuita e as senhas serão distribuídas por ordem de chegada.
Confira a programação:
Drive-in Kids
Dias 22, 23, 24, 30 de abril e 1º de maio
11h - A Casa do Mickey Mouse
12h - Princesinha Sofia
13h - A Guarda do Leão - episódio 1
14h - Doutora Brinquedos + Jake e os Piratas na Terra do Nunca
15h - Miles do Amanhã
16h - A Guarda do Leão - episódio 2
17h - Doutora Brinquedos + Jake e os Piratas na Terra do Nunca
*O conteúdo dos episódios apresentados serão diferentes em cada horário e a cada dia, com exceção da "A Guarda do Leão" - episódio 1 e 2.
Datas: 21, 22, 23, 24, 30 de abril e 1º de maio
Horário: 11h às 17h
Local: Jardim JK, 3º piso
Capacidade: 80 crianças por sessão
Duração: cerca de 20 minutos
Classificação: de 2 a 5 anos
Gratuito – com distribuição de senhas, por ordem de chegada, sujeito a lotação

******************


MEMORIAL DA IMIGRAÇÃO JUDAICA

Localizado na sinagoga Kehilat Israel, a mais antiga do estado de São Paulo, de 1912, o Memorial da Imigração Judaica reúne centenas de artefatos que recontam a história da vinda do povo hebreu ao Brasil.
São castiçais, fotografias, livros, documentos, vestuários e diversos outros objetos que recriam o passado da imigração judaica que foram reunidos através de anos de trabalho, pesquisa e doações.
Além da parte histórica, os quatro andares que ficam no Bom Retiro também possuem um acervo interativo, com conteúdo criado especialmente para jovens e crianças.
Dentre os destaques, obras como o livro Diálogos de Amor, de 1580, escrito por Leon Yuda Abravanel, antepassado do apresentador Silvio Santos, Diário de Viagem de Henrique Sam Mindlin, (da família Mindlin, da Metal Leve e Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin) e um documento com mais de 250 anos utilizado pelos imigrantesmarroquinos como talismã, com frases cabalistas de proteção e saúde em hebraico.
A entrada para o museu é livre, e o local continua a realizar cultos, casamentos e outras atividades religiosas.

Onde?
Memorial da Imigração Judaica
End.: Rua da Graça, 160 – Bom Retiro – Região Central – São Paulo.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Grátis.
Tel.: (11) 3331-4507.
www.memij.org.br

***************

FILMES E VÍDEOS DE ARTISTAS

Até dia 22 de maio, o instituto dá a conhecer o seu acervo voltado para a conservação e difusão do audiovisual feito como obra de arte. Contribuição pioneira por parte de uma instituição cultural, ao formalizar por meio da aquisição, da conservação e da restauração de obras audiovisuais produzidas no país nas últimas cinco décadas, a mostra tem curadoria de Roberto Moreira S. Cruz. Nos trabalhos artísticos que apresenta, prevalece o cinema em sua totalidade de significados embora eles não sejam expressamente cinematográficos, uma vez que o tempo da projeção pode ser indeterminado e o filme pode não ter princípio, meio e fim.
São, no total, 19 trabalhos do gênero que fazem parte deste acervo iniciado em 2011. Além de Bruscky, França e Letícia, eles são assinados por Alberto Bitar, Anna Bella Geiger, Brígida Baltar, Cao Guimarães, Eder Santos, Gisela Motta e Leandro Lima, Letícia Parente, Luiz Roque, Nelson Leirner, Regina Silveira, Rivane e Sergio Neuenschwander, Rubens Gerchman, Sara Ramo e Thiago Rocha Pitta.
Outra particularidade desta mostra é a sua contextualização na história do audiovisual de cunho artístico no país, por meio de depoimentos de diversos artistas e objetos de época, como catálogos de exposições, publicações e fotografias de filmes, lançados em uma linha do tempo no espaço expositivo. Abriga, ainda, um lugar de acolhimento, desenhado especificamente para esse projeto.
O conceito geral de Filmes e vídeos de artistas na Coleção Itaú Cultural é apresentar um espaço aberto que possibilite uma interação entre as obras e que o visitante trace suas próprias relações com elas. A expografia foi pensada por Henrique Idoeta Soares com base nas quinas, ou arestas, da identidade visual.



Bom feriado!