sábado, 23 de abril de 2016

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DO DIREITO AUTORAL



A Unesco, ligada à Organização das Nações Unidas, instituiu esta data especial em 1996, a fim de celebrar o livro como instrumento primordial de expressão, educação e comunicação.
Trata-se de um dia simbólico para a literatura mundial. Em 23 de abril de 1616, morreram o inglês William Shakespeare e o espanhol Miguel de Cervantes, dois dos maiores escritores de nossa era.
Também nesse dia, na Catalunha (Espanha), costuma-se oferecer uma rosa para cada pessoa que compra um livro.
O objetivo de tais comemorações é encorajar a todos, particularmente os mais jovens, a descobrir o prazer da leitura e a renovar o respeito pelas contribuições insubstituíveis ao progresso cultural e social da humanidade.
No Brasil, os direitos autorais de escritores, professores, editores e artistas são protegidos pela Lei 9.610, de 1998. O texto legal disciplina a utilização das obras por terceiros e estabelece o domínio público após 70 anos da morte do autor.
Além do papel central do livro na disseminação do conhecimento e preservação da língua, a Unesco tem enfatizado sua importância para a liberdade de expressão e o pluralismo cultural.

Todos nós sabemos que estamos vivendo na era da tecnologia, onde as grandes novidades estão quase sempre relacionadas com novos avanços tecnológicos desde novos smartphones até novos electrodomésticos que cada vez mais nos libertam de tarefas “vulgares” ao realizá-las por nós.
Hoje em dia temos tablets, smartphones de grandes dimensões e eBooks que nos permitem ler livros em formato digital e transportar milhares de livros dentro do nosso bolso, mas e os “velhinhos” livros de papel?

Não há nada como a experiência na leitura de um livro à moda antiga, sentir as folhas no virar de cada página, sentir o cheiro característico dos livros que tantas memórias trazem. E com o objetivo de trazer de volta todos esses sentimentos a FNAC está até  o dia 23 de Abril – com uma campanha promocional em que oferece 20% de desconto imediato em todos os livros e papelaria!

Esta será a oportunidade perfeita para comprar aquele livro para ler ou para presentear alguém especial! Corre que ainda dá tempo!